As paredes de concreto são um sistema construtivo bastante utilizado na construção civil, que consiste na moldagem in loco das paredes de uma edificação. Nesse método, as paredes são estruturais e já vêm com acabamento em ambas as faces, dispensando a necessidade de reboco. Esse processo construtivo é conhecido por sua rapidez, eficiência e por garantir maior precisão na execução das paredes, além de possibilitar redução no custo e desperdício de materiais. As paredes de concreto são utilizadas em diversos tipos de edificações, desde residenciais até comerciais e industriais.
Aspectos técnicos
As unidades habitacionais construídas com paredes de concreto são projetadas de acordo com ABNT NBR16055/2012, o concreto utilizado é um concreto normal com características de auto adensável, no caso a fluidez. Sua resistência é definida de acordo com a tabela de classes de agressividade, estipulada na ABNT NBR-6118/2007. Há também sistemas construtivos que utilizam a mesma forma de execução, que utilizam concretos especiais, geralmente com densidade abaixo de 2000kg/m³ que são regulados por DATEC.
O sistema consiste, em paredes integrais de concreto, interligadas monoliticamente através de uma tela centrada e armadura adicional nos vãos de portas e janelas.
Neste sistema pode ou não ter lajes e quando houver, ela deverá ser engastada na parede, considerando o efeito de membrana elástica.
A estrutura pode ser dimensionada, considerando modelos computacionais de elementos finitos ou modelos tradicionais de biela e tirante.
Não existe limitação de pavimentos, cabendo ao projetista de estrutura determinar a melhor forma de projetar a estrutura usando as recomendações impostas pela ABNT NBR 16055/2012, e seguindo rigorosamente as recomendações da NBR-15575/2013.
É importante salientar que o método construtivo de parede de concreto tem como principal função diminuir custos de materiais, equipamentos e mão- de- obra e ao mesmo tempo reduzir o tempo gasto na execução da construção
Além disso, o sistema de construção em paredes de concreto exige o uso de formas para conter o concreto, a ferragem, a tubulação das instalações elétrica e hidráulica, quadros de energia e de distribuição de circuitos, caixas de passagens, entre outros. Neste caso sempre utiliza-se o concreto usinado que é lançado diretamente dentro dos vãos das formas através de um bomba. Isso garante que as paredes ficarão uniformes.
Um panorama sobre o cenário atual
Em relação ao sistema de construção das paredes em concreto, houve uma grande aceitação por parte da população brasileira, pois esse sistema é semelhante ao sistema convencional com divisão e fechamento de ambientes. Ainda, as paredes de concreto passam uma visão de maior segurança e solidez da estrutura.
A aceleração de programas de habitação popular trouxe a necessidade de tecnologia que proporcionasse construções rápidas, entregues em um tempo recorde e principalmente com um custo final menor. No entanto, construções de médio e alto padrão também utilizam esse sistema.