4 benefícios da gestão de qualidade na construção civil

Investir em gestão de qualidade na construção civil já deixou de ser uma vantagem competitiva há bastante tempo.

Atualmente, implantar esse sistema já é uma questão de sobrevivência das empresas. Ele é considerado essencial para todos os ramos de mercado, inclusive para o ramo da construção civil.

A gestão da qualidade já foi anteriormente considerada como um diferencial. Porém agora, você saberá que os benefícios fazem desse sistema uma bela parceria para aqueles que desejam melhoria no processo de produção, além do aumento da qualidade dos produtos oferecidos.

Nesse artigo trouxemos 4 benefícios da gestão de qualidade que irão convencer você de que já passou da hora de possuir um sistema desse para o sucesso de sua empreitada.

Principais benefícios da gestão de qualidade na construção civil

  1. Diminuição dos custos e dos desperdícios

O investimento de um sistema de gestão de qualidade pode ser um pouco caro. No entanto, uma boa gestão em qualidade na construção civil tornará uma empresa muito mais eficaz.

Afinal, ela contará com a identificação de todos os processos de produção e dos fluxos que abrangem os clientes, os fornecedores e os parceiros. Dessa forma, quando a organização conhece os diversos caminhos, é mais fácil de detectar os gargalos e evitar refazer trabalhos que foram feitos erradamente.

Além disso, o produto pode gerar uma padronização. Com isso, certa economia é gerada e, muitas vezes, o desperdício também é controlado.

  1. Maior produtividade

As empresas de construção necessitam aderir a diversas normas técnicas. Isso permitirá com que elas obtenham uma certificação de qualidade.

Ou seja, para aumentar sua produtividade, a organização deve seguir uma padronização em sua produção, definindo e delimitando as funções de cada funcionário.

A construção civil – há bastante tempo – é uma porta de entrada para profissionais de baixa qualificação. Por mais que a tecnologia tenha avançado, a produção ainda é executada de maneira tradicional.

Diante disso, é cada vez mais necessário especificar a função de cada colaborador, além de contribuir para a sua qualificação. Isso não será perda de tempo, mas sim, ganho nos rendimentos e na produtividade.

  1. Ampliar novos mercados

A padronização também afetará nesse benefício da gestão de qualidade na construção civil. Afinal, quando uma empresa alcança a padronização e recebe um certificado de qualificação, seus horizontes são cada vez mais ampliados.

Um bom exemplo é a questão da carta de crédito para os clientes através do FGTS. Quando uma empresa recebe uma determinada certificação, ela possui o direito de receber essa carta de crédito. Como consequência, sem dúvidas, o público alvo será amplificado e trará novos clientes para a empresa.

  1. Controle de processos eficiente

A eficiência no controle de processos é uma forma muito interessante de aumentar o desempenho da empresa, afinal localiza suas falhas e proporciona a vantagem de consertá-las e superá-las. Dessa forma, o produto e a competitividade são melhorados, afetando positivamente a produtividade.

Além disso, os conhecimentos de cada função dos colaboradores podem ser partilhados, não ficando somente restrito a cada um deles. Isso evita que o conhecimento técnico fique restrito a ele quando se afastar (por férias ou desligamento). E ainda, facilita o treinamento de um colaborador substituto.

Todos os benefícios da gestão da qualidade na construção civil resumem-se em um objetivo maior: aumento do reconhecimento e consequentemente dos lucros da empresa. Não deixe de implantar a gestão de qualidade, pois como já foi dito, ela não é mais uma escolha, é uma necessidade para sobreviver ao mercado.